-
Arquitetos: TO
- Área: 60 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Jaime Navarro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O violão é, possivelmente, o instrumento mais popular do mundo. É versátil, portátil, acessível, íntimo e democrático; atravessa diferenças sócio-econômicas e sociais para se conectar com pessoas de todas as idades e origens. É discutível que nenhum outro instrumento oferece uma metáfora tão poética para histórias compartilhadas e fluidez cultural.
O salão de música Kithara é um espaço para o ensino e prática de violão, mas é também um quiosque musical. Está localizado em uma área periférica da Cidade do México chamada Yuguelito, que fica em Iztapalapa. Trata-se de uma área conflituosa por conta dos níveis de violência, da qualidade do solo e da escassez de água. Yuguelito fica em um terreno que foi um depósito de escombros do terremoto de 1985. A comunidade trabalhou para melhorar a qualidade do solo para construção e estabelecer uma área residencial.
Ao lado da biblioteca local, a comunidade doou um terreno para o Projeto Kithara onde desenhamos uma abóboda de coleta de água da chuva, construída com alvenaria de entulho, e uma parede acústica feita de madeira reutilizada. A sala de aula superior do edifício está orientada em direção ao Vulcão Xaltocan, um importante marco geográfico em Iztapalapa, enquanto a sala de aula do térreo fica inclinada para a esquina de duas ruas, a fim de se abrir para a cidade, para que eventos públicos possam ser realizados para os habitantes locais.
Tanto as paredes quanto a abóboda foram feitos de diferentes tipos de alvenaria doada pela comunidade: tijolo vermelho, blocos de cimento, pedra vulcânica e tezontle (pedra vermelha). Nosso mestre de obras selecionou três construtores locais de Yuguelito para erguer o edifício.
O Quiosque Musical Kithara nasceu de um esforço coletivo e é dedicado à comunidade de Yuguelito. O projeto começou com a chegada de um grupo de professores de violão à comunidade em 2015 para oferecer aulas de violão gratuitas. Em pouco tempo, este grupo reuniu mulheres, crianças, adultos e idosos que se juntaram às aulas. Em agradecimento, a comunidade decidiu democraticamente doar um pequeno terreno para que o Projeto Kithara pudesse construir uma sala de aula. Matthew Rhode, líder do projeto da Fundação Kithara, nos convidou para fazer o projeto arquitetônico.
Como primeiro passo, realizamos uma oficina com a comunidade e pedimos aos estudantes de violão que desenhassem sua escola de música ideal. Com base nestes desenhos, elaboramos o programa arquitetônico. Em seguida, uma proposta de projeto foi apresentada à comunidade com imagens e modelos para comentários adicionais. Com o projeto aprovado, foram necessários mais de 5 anos e muitos esforços conjuntos para garantir o financiamento da obra. Por fim, a estratégia do projeto incorporou um espírito coletivo, pois propôs que todos os materiais para a construção fossem reciclados ou doados pela comunidade. A mão de obra também deveria ser local.
Hoje o Quiosque Musical Kithara superou seus usos pretendidos, e a comunidade o utiliza para diferentes eventos como apresentações de artes teatrais, concertos de corais e diferentes tipos de encontros sociais. Ele tem uma escala de espaço pessoal, mas definitivamente ressoa como um espaço coletivo.